quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Barry White


Um intérprete com uma voz e um estilo inconfundíveis. "Barrence Eugene Carter" nasceu em 12 de setembro de 1944 em Galveston no Texas. Foi criado no gueto negro da cidade de Los Angeles e aos dezessete anos chegou a ser preso por furtar pneus. Na prisão resolveu mudar de vida e optou seguir a carreira artística.

“White” fazia trabalhos de produção para “Bob Keene” da “A & R Records” quando foi contratado por 40 dólares semanais para trabalhar não só na “A & R Records” como também para os selos “Mustang” e “Bronco”. A primeira produção, nessa época, foi para o grupo “5th Dimension” e posteriormente para “Viola Wills”, trabalho esse que alcançou a vigésima posição na parada de “R & B”. O resultado produziu um aumento substancial em seus vencimentos, “Barry” passou a receber 400 dólares por semana.
No final dos anos 60 criou o grupo feminino “Love Unlimited” formado por “Diane Taylor” e pelas irmãs, “Linda James” e “Glodean James”, com quem “Barry White” viria a se casar em 1974. Emplacou em 1972 o grande sucesso “Walkin’ In The rain With The One I Love”, que chegou na décima quarta posição da parada “Billboard”.

“White” realizou três audições cantando e tocando piano para a gravadora “20th Century”. Contratado, lançou em 1973 o álbum “I’ve Got So Much To Give” onde a faixa “I’m Gonna Love You Just A Little More Baby” atingiu a terceira posição nas paradas. Junto levou a “Love Unlimited Orchestra” para a gravadora e o álbum “Under The Influence Of Love” destacou a primeira colocada da “Billboard”, “Love’s Theme”.

Após colecionar muitos discos, sucessos e prêmios, em 1979, “Barry” resolve criar seu próprio selo musical o “Unlimited Gold”, vinculado a gravadora CBS. No “cast” constavam “Love Unlimited”, “Jack Perry”, um jovem cantor chamado “Danny Person”, além do próprio cantor.

Em 1980 visitou o Brasil e lançou, um ano mais tarde, o álbum “Beware” onde a faixa Rio de Janeiro tornou-se grande sucesso nas rádios brasileiras. Também lançou em 1981 um Lp em parceria com sua esposa “Glodean White”, com o carro chefe a romântica “Didn’t We Make It Happen Baby”. Lançou ao todo oito álbuns próprios e quatro da “Love Unlimited Orchestra” antes de dar uma pausa em sua carreira.

Em 1987, “Barry” assinou com a gravadora “A & M” e, em 1994, recebeu disco de platina com o álbum “The Icon Is Love”. No transcorrer da década revitalizou a carreira com diversas aparições no seriado “Ally McBeal”, também foi fonte de inspiração para a criação do personagem “Chef” do desenho animado “South Park”.

Problemas em sua saúde começaram em setembro de 2002, quando deu entrada no “Cedros Sinai Medical Center” para tratar de um problema renal causado pela pressão alta. Faleceu em quatro de julho de 2003 aos 58 anos à espera de um transplante.

"Barry White" será lembrado por sair do ghetto e alcançar o sucesso internacional em sua carreira. Ao todo, seus álbuns receberam 106 discos de ouro e 41 discos de platina, já os singles receberam 20 discos de ouro e 10 discos de platina. Seus discos excederam as 100 milhões de cópias vendidas em todo mundo.