sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

CHIC & Nile Rodgers

Formado em 1976 pelo guitarrista “Nile Rodgers” e pelo baixista “Bernard Edwards”, o grupo “Chic” é um considerado um dos principais expoentes da era “Disco”. A carreira da dupla “Rodgers” e “Edwards” começou em 1970 como músicos que atuavam no circuito de Nova Iorque. Primeiro criaram uma banda de rock chamada “The Boys”, que mais tarde passou a se chamar “The Big Apple Band”. Apesar da boa qualidade da música, a dupla não assinou contratos com as grandes gravadoras em virtude das empresas não acreditarem que negros poderiam fazer parte do seleto “cast” do “Rock’n’roll”. No início do ano de 1977, foi integrado ao grupo o baterista “Tony Thompson”, compondo um trio que passou a realizar diversos shows. A procura de uma voz para compor a banda, foi contratada “Norma Jean Wright” que iria trabalhar com eles e paralelamente cuidar da carreira solo. O quarteto gravou uma fita demo com o nome do grupo já alterado para “Chic”, mostrando as faixas “Dance Dance Dance (Yowash, Yowsah, Yowsah)” e “Everybody Dance”, e dessa forma assinaram com a “Atlantic Records”. Durante as gravações do primeiro trabalho, intitulado apenas de “Chic”, “Edwards” e “Rodgers” sentiram que a banda precisava de outra voz feminina, foi então que “Norma Jean Wright” sugeriu o nome da amiga “Luci Martin”.



Como “Norma Jean” havia feito um contrato separado na gravadora, a banda passou a trabalhar na produção do álbum de estreia da vocalista, que continha a faixa “Saturday”. Mesmo com o “Chic” concordando que “Norma Jean” tivesse uma carreira paralela, infelizmente com a ilegalidade do contrato, não foi possível que ela seguisse na banda, deixou o grupo em meados de 1978, não sem antes participar da produção do disco “We Are Family”do grupo feminino “Sister Sledge”. Foi substituída então por “Alfa Anderson”, que havia participado do primeiro álbum do “Chic” como “Backing Vocal”. O mais curioso nessa fase é que, “Edwards” e “Rodgers” produziram “He’s The Greatest Dancer”, originalmente para ser gravada pelo “Chic” em troca de “I Want Your Love”, originalmente a ser gravada por “Sister Sledge”.

Em 1978, lançaram “C’est Chic”, o destaque ficou por conta de “Le Freak”, uma das faixas mais conhecidas do grupo e que atingiu a vendagem superior a seis milhões de cópias.



No ano seguinte “Risqué” trouxe “Good Times”, uma das canções mais importantes do cenário musical dançante, foi a partir dela que “Sugarhill Gang” e “Grandmaster Flash” desenvolveram o “RAP”. Ao mesmo tempo em que lançavam seus trabalhos, “Bernard” e “Edwards” produziam vários artistas como, “Sheila & B Devotion”, “Diana Ross”, “Carly Simon”, “Deborah Harry” e o grupo “Sister Sledge” em mais um álbum.

Foi também a dupla que lançou no mundo da música um talentoso vocalista chamado “Luther Vandross”, ele que havia cantado em várias faixas dos primeiros discos da banda e naquela época se lançava em carreira solo.

No início da década de 80, já com o fenômeno da era “Disco” passando, a banda lutou para se manter em alta tanto na venda de discos como em execuções. Em 1980 “Real People” destacou “Rebels Are We” e “Take It Off” de 1981 “Stage Fright”. Em 1982 a trilha do filme “Soup For One” destacou a faixa título e ainda em 1982 “Tongue In Chic” apresentou “Hangin’. O disco de 1983 “Believer” trouxe “You Are Beautiful” e um descanso na carreira da banda. Não na carreira da dupla que continuava a produzir diversos artistas como “David Bowie”, “Madonna” “Duran Duran” dentre outros.



Foi no aniversário de “Rodgers” em 1989 que resolveram reunir novamente a banda, foram gravadas novas músicas em 1992 foi lançado o álbum “Chic ISM”, grande sucesso de crítica e infelizmente o último trabalho do grupo.

“Bernards Edwards” morreu vítima de pneumonia, aos 43 anos, em 18 de abril de 1996, durante a viagem para a gravação do dvd “Live At Budokan”. “Tony Thompson” morreu vítima de câncer renal em 12 de novembro de 2003, aos 48 anos.

A banda “Chic” foi indicada para a inclusão no “Rock & Roll Of Fame” em cinco oportunidades, 2003, 2006, 2007, 2008 e 2009, além de ter influenciado diversos artistas e grupos durante a década de 80.