Ao terminar sua participação na TV, foi incentivada pelo pai a também seguir a carreira musical, assinando contrato com a gravadora “A&M”e lançando o primeiro trabalho intitulado “Janet Jackson”, alcançando a marca de 250 mil discos vendidos.
Em 1984 conciliou a carreira na série televisiva “Fame” com o lançamento de álbum “Dream Street”, além de ter se casado aos 18 anos com James Debarge. No mesmo ano a turbulência de seu relacionamento fez com que se separasse e deixasse a séria televisiva.
No ano seguinte, começou a ter aulas de canto, adotou técnicas de dieta e regime de emagrecimento e teve aulas de dança e coreografia com “Paula Abdul”, além de ter como representante “John McClain”, amigo da família e executivo da gravadora “A & M”. Foi assim que surgiu, em 1986, o disco “Control”, com cinco músicas que atingiram as dez primeiras posições das paradas, “What Have You Done For Me Lately”, “Nasty”, “Let’s Wait Awhile”, “When I Think Of You” e a faixa título “Control”. O álbum chegou ao primeiro lugar nos mais vendidos e recebeu quatro discos de platina. O álbum seguinte “1814 Rhythm Nation” só foi lançado em 1989, e também recebeu 4 discos de platina, empurrado pelos sucessos “Miss You Much”, “Escapade”, “Black Cat” e “Love Will Never Do (Without You)”, abrindo caminho para a primeira turnê norte-americana. Durante a turnê “Janet” decidiu doar vinte e cinco centavos de cada dólar recebido por entrada vendida para o fundo “Universidades Negras”, totalizando quatrocentos e cinquenta mil dólares em doações.
1990 trouxe para carreira oito prêmios “Billboard Awards”, melhor álbum, melhor single, melhor álbum Pop e melhor álbum R & B e melhor artista. Em 1991, o sucesso continuou, “Janet” colocou sete singles nos cinco primeiros lugares nas paradas além de ter vendido 350 mil cópias na primeira semana, superando a marca de seu irmão “Michael”. Foi nessa mesma época que “Janet Jackson” assinou um contrato de trinta e dois milhões com a gravadora “Virgin”.
Em “Janet” de 1993, seis singles estiveram na lista das dez mais e o álbum vendeu quinze milhões de cópias. “That’s The Way Love Goes” permaneceu oito semanas em primeiro lugar. O assédio de várias outras gravadoras, fez com que a “Virgin Records” pagasse oitenta milhões de dólares por um novo contrato com “Janet”, o que fez com que ela se tornasse a cantora mais bem paga da história da música.
“The Velvet Rope” foi seu primeiro álbum de estúdio em quatro anos, “Together again” atingiu a primeira posição nas paradas em janeiro de 1998, o disco que fala de homofobia, depressão e auto-estima vendeu quarenta milhões de copias, ganhou três Grammys e chegou a ser indicado para um Oscar.
O ano de 2000 trouxe a separação de Rene Elizondo que havia sido casada por nove anos e “Janet” atuou na segunda parte do filme “Professor Aloprado” com “Eddie Murphy”, incluindo uma canção na trilha sonora. O álbum de 2001 “All For You” também atingiu no topo das paradas americanas, porém a turnê mundial teve que ser cancelada devido ao ataque de onze de setembro.
“Janet” realizou polêmica apresentação no “Super Bowl” ao deixar parte do seio a mostra como parte do lançamento de “Damita Jo” em 2004. O efeito foi contrário ao que todos esperavam, ela teve que fechar a sessão de comentários de seu site, devido ao grande número de mensagens negativas recebidas.
Em 2006 foi a vez a álbum “20 Yo” contendo dezoito faixas e em 2008 “Discipline” saiu pela gravadora “Island” com 20 faixas. Dessa forma, “Janet” se mantém firme em seu estilo que perdura por vários anos de uma carreira repleta de êxitos.